Contents Previous Next

Configuração do SMTP local

As notificações de eventos gerados, podem ser feitas via CONSOLE e via email. O email pode ser enviado do servidor do MTMON ou diretamente do computador cliente. Se o email é enviado do servidor do MTMON e este servidor por alguma razão não está disponível, o evento não poderá ser verificado pelo responsável.

O seguintes problemas podem inviabilizar o notificação usando o servidor do MTMON :

Visando aumentar a disponibilidade da notificação do evento, recomendamos que seja configurado o envio de email usando um servidor SMTP local (do cliente). Assim, aliviamos o volume de processamento no servidor MTMON e criamos uma redundância no envio da notificação do evento.

Configuração do ambiente com SMTP local :

Para monitorar este envio, pode ser criada uma sessão no arquivo $MTMON/etc/mtmon_cron.conf, conforme abaixo :

[mon_SMTP]
    Ativo=1
    Intervalo=10 30
    Comando=/usr/local/bin/mtsend.pl --email mtmon.multitask@gmail.com --subject "Teste de SMTP" --debug --body "Evento gerado na sessao mon_SMTP de mtmon_cron.conf"
    Aplicacao=mon_SMTP

Assim, diariamente às 10:30 da manhã será enviado um email para o endereço definido. Se o SMTP foi alterado ou não tem mais permissão, um evento será gerado na console do MTMON.

Se o ambiente é de desenvolvimento e não pode enviar email's, inclua no comando mtsend.pl acima a opção --smtp endereco. Inclua esta opção no shell definido em ScriptClient. Assim os email's serão enviados apenas para os eventos do MTMON.


Contents Previous Next