Contents Previous Next

Arquivo passwd.conf

Arquivo ($MTMON/etc/passwd.conf) usado para definir o usuário que não existe no ambiente do UNIX ou para definir as origens que o usuário terá acesso.

Formato do arquivo

O arquivo pode ter definidos os seguintes campos :

  [Usuario]
     Senha=senha
     Status=A
     Limite=dd/mm/aaaa
     Origem=origem1,origem2,origem3,...

onde :

Usuario
Usuário a ser autenticado/autorizado.

Senha
Senha no formato crypt, MD5 ou em branco. Se a senha não está definida, o MTMON irá validar a senha usando outro mecanismo de autenticação (veja sessão Métodos de autenticação). Esta senha tem prioridade sobre todos os outros métodos de autenticação.

Status
O único atributo possível por enquanto é A, que define o usuário como Administrador do MTMON podendo assim consultar todos os eventos registrados.

Limite
Para usuários temporários, pode-se informar a data limite que o acesso ao MTMON será autorizada. O formato do parâmetro é :

  Limite=dd/mm/aaaa [HH:MM]

Esta data define o momento limite para o login no MTMON. Isto significa que se for informada a data :

  Limite=12/01/2006 12:00

o usuário poderá fazer o login até ao meio-dia de 12/jan/2006 e usar o sistema até fechar a janela no Browser. É possível criar mecanismos que interrompam a autorização no horário definido no arquivo, mas a ação padrão é barrar apenas a entrada.

Origem
Define as origens que o usuário poderá consultar eventos. No exemplo abaixo, o usuário poderá consultar os eventos das origens origem1, origem2 e origem3 :

   Origem=origem1,origem2,origem3

A sintaxe abaixo NEGA o acesso às origens definidas, ou seja, permite a consulta dos eventos que NÃO SÃO DESTAS ORIGENS :

   Origem!=origem1,origem2,origem3

O caracter '*' permite acesso à todos os eventos de todas as origens.

Exemplos

Abaixo alguns exemplos para esclarecer as definições das autorizações.

  [usuario1]
     Status=A

O usuario1 tem autorização de Administrador. O usuário deve estar obrigatóriamente definido em algum dos Métodos de autenticação.

  [usuario2]
     Senha=mtdbZbG1rXvHY

Cria o usuário usuario2 para o ambiente MTMON. Mesmo que usuario2 exista em outra base de dados (KRB5, PAM ou /etc/passwd), a senha solicitada será a senha definida neste arquivo.

  [usuario3]
     Limite=12/01/2006 12:00

O usuário usuario3 tem autorização de acesso até o dia 12/jan/2006 ao meio-dia. O usuário deve estar obrigatóriamente definido em algum dos Métodos de autenticação.

  [usuario4]
     Senha=mtdbZbG1rXvHY
     Limite=15/12

O usuário usuario4 tem autorização de acesso até o dia 15/dez. Observe que nesta sintaxe, no dia 01/jan do ano seguinte o usuário volta a ter permissão de acesso, sendo que o bloqueio ao MTMON se dará apenas nos dias 16-31/dez. Não informando o ano o sistema assume o ano corrente.


Contents Previous Next